Agrupamento de Escolas das Laranjeiras

Agrupamento de Escolas das Laranjeiras

Nota 0 à Discriminação

No passado dia 1 de março assinalou-se o dia da discriminação zero. O propósito deste dia é sensibilizar para a salvaguarda dos direitos de todas as pessoas, e para a não discriminação. Reconhecendo a importância deste dia, dinamizamos uma atividade de sensibilização na luta contra a discriminação sob todas as formas. Atividade a que chamámos “Nota 0 à discriminação”.
Um dos objetivos era perceber em que ponto está o entendimento desta temática na nossa escola. Na primeira etapa da atividade estiveram expostos cartazes alusivos ao tema na escola e durante uma semana houve uma caixa à disposição de todos, para que, em anonimato e de forma livre, toda a comunidade escolar pudesse deixar registadas situações de discriminação vivenciadas ou presenciadas na escola, dentro e/ou fora da sala de aula.
Na segunda fase da pegou-se nesses mesmos testemunhos, com a intenção de potenciar a consciencialização desta problemática junto de toda a comunidade escolar e para isso foram recolhidos os depoimentos de vários alunos que aleatoriamente refletiam sobre uma situação das recolhidas na referida caixa. Desta forma, promovemos a capacidade de empatia e de cada um se colocar no lugar do outro.
Fica aqui os registos desta atividade que decorreu neste mês de março na Escola Delfim Santos, dinamizado por duas professoras do grupo de Educação Especial.
Todos juntos vamos dar nota 0 à discriminação.

MOLIÈRE AWARDS 2023

É com grande orgulho que vemos a companhia de teatro de dois ex. alunos sair vitoriosa.
Parabéns ao Diogo Pereira e Miguel Noronha!
Quanto à nossa escola e ao nosso curso, não conseguimos… mas perdemos dignamente para a Escola Profissional de Teatro de Cascais, num ano em que as duas escolas foram fustigadas pela tragédia.
Cascais perdeu o mostro Carlos Avilez e a D. Pedro perdeu a sua Estrela maior – Estrela Novais.
Muita coragem e força para os dois cursos e que defendam sempre os ensinamentos que os dois grandes mestres vos ensinaram!!!
Que suba o pano!!!

Projeto Fala-me de Revolução

Um exemplo de “revolução” do Projeto Fala-me de Revolução criado para a comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, do AEL.

A Escola são os alunos, os professores e todos aqueles que dão o seu contributo para que esta possa ser um espaço de humanismo, de cidadania, interculturalidade, interdisciplinaridade e partilha.

Meio século após a revolução que trouxe a liberdade ao país, é importante recuperar a memória histórica e, se necessário, fazer novas revoluções para que não se perca o que a tantos custou conquistar.

A Diana, aluna do 12º 5ª, mostrou-nos “o que resta do que fui”, partindo sozinha para uma viagem à Polónia (Cracóvia, Auschwitz-Birkenau), porque queria “sentir” o que iria apresentar no seu trabalho de História A. O resultado foi “um espetáculo” de testemunhos, didático, introspetivo, interativo e criativo. Do antissemitismo de Hitler aos horrores do Holocausto, da repressão usada durante o Estado Novo (destacando a [sobre]vivência ou a morte no Campo de Concentração do Tarrafal) à revolução dos cravos de 1974, a Diana arrastou-nos na sua viagem pelo tempo do passado. Porém, não saímos do presente; pelo meio, assistimos à evolução de uma jovem que questiona, busca respostas, reflete e consegue envolver o(s) outro(s) na sua “performance”.

Num tempo em que se pretende valorizar cada vez mais o digital na Escola, talvez fosse oportuno refletir sobre a importância de tornar a Escola mais humanizada, uma Escola onde se formem verdadeiros cidadãos que aprendam a valorizar e saber viver com a Democracia conquistada.

Obrigada, Diana, pela tua coragem e resiliência que merecem o devido reconhecimento e nos deixam orgulhosos de sermos professores. Obrigada, alunos do 10º e 11º do Curso Profissional Intérprete/Ator/Atriz, pelo vosso espetacular desempenho e empenho colaborativo com o trabalho da Diana. Obrigada, alunos do 12º 5ª, por me fazerem acreditar que a Escola forma bons cidadãos. Obrigada professor Vitor Sesinando, por demonstrar que é possível trabalhar e criar, articulando diferentes áreas e percursos de ensino. Obrigada, Sr. Diretor, por dar liberdade e mostrar reconhecimento às capacidades dos seus alunos.

A professora Ângela Conceição

NOTA DE PESAR

À comunidade educativa do AEL Laranjeiras

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Prof.ª Estrela Novais, figura incontornável da formação profissional dos nosso alunos do Curso Profissional de Actor/Actriz da Escola Secundária D. Pedro V.

Nas mais de duas décadas de serviço e dedicação à escola e à formação dos alunos, a Prof.ª Estrela Novais enriqueceu aqueles com quem trabalhou, trazendo para o espaço escolar e para as suas aulas todo o valor profissional que lhe era reconhecido.

Amílcar Albuquerque Santos, Diretor

Visita de estudo às instalações da RTP

No passado dia 20 de fevereiro, a turma de Turismo do 11º. ano, realizou uma visita de estudo às instalações da RTP, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver o Museu RTP, guiado pela responsável do mesmo, após a visita ao Museu, os alunos guiados pela Relações Públicas, Dra. Luísa Novais, tiveram a oportunidade de visitar os diversos departamentos, desde o entretenimento, onde assistiram à gravação de um programa da RTP Memória com o Sr. Júlio Isidro, à informação, podendo assistir em direto a uma transmissão de noticiário. A visita terminou com a passagem pelas instalações da RDP, onde puderam entrar em direto com a Antena 1 internacional. Esta visita teve como objetivo, ligar o Turismo à informação.

Arquivo

Notícias