É o profissional qualificado apto a assegurar a organização e execução de atividades de secretariado no apoio à chefia/direção, bem como de atividades de secretariado relativas ao funcionamento geral de uma empresa ou serviço público.
Requisitos
- O 9ºano de escolaridade completo;
- Idade inferior a 20 anos.
Principais Atividades
- Executar tarefas inerentes à gestão e organização do secretariado de uma empresa ou serviço público;
- Planear e organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos agendados;
- Assegurar a comunicação da chefia/direção com interlocutores, internos e externos, em língua portuguesa e estrangeira;
- Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direção;
- Organizar os documentos contabilísticos em função do seu conteúdo;
- Arquivar os documentos relativos à atividade contabilística;
- Utilizar as aplicações informáticas e a Internet na elaboração, organização e pesquisa de informação.
Saídas Profissionais
- Secretária(o) de Direção;
- Secretária(o) Administrativo;
- Assistente aos Departamentos:
- Comercial;
- Marketing;
- Financeiro;
- Recursos Humanos;
- Contabilidade;
- Outros;
- Recepcionista, Telefonista;
- Assessor(a) em qualquer área Administrativa de qualquer empresa (ginásios, hotéis, escolas, outros)
Permite
- 12º ano
- Certificado Profissional de nível IV
- Horário Diurno
- Acesso ao Ensino Superior e/ou ao Mercado de Trabalho
Plano de estudos
Disciplina | Número de horas |
Português | 320 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 220 |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 |
Área de Integração | 220 |
Educação Física | 140 |
Matemática | 100 |
Economia | 200 |
Psicologia e Sociologia | 200 |
T1 – Técnicas de Secretariado | 525 |
T2 – Contabilidade e Gestão Documental | 150 |
T3 – Legislação Empresarial | 125 |
T4 – Técnicas de Comunicação e Novas Tecnologias | 300 |
Formação em contexto de trabalho | 600 a 840 |