EFA Nível Básico – Cuidador/a de Crianças e Jovens (Dupla Certificação)

Pré-inscrição

Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens até aos 18 anos, colaborando na execução de atividades ludico­ pedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem­estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos príncipios de segurança e deontologia profissional.

• Ter no minímo o 6ºano de escolaridade
  • Idade superior a 18 anos (a título excecional, poderá ser aprovada a frequência num determinado Curso EFA a formandos com idade inferior a 18 anos, desde que preencham os requisitos)

Principais Atividades

• Colaborar na execução de atividades e tarefas diárias a desenvolver com as crianças e jovens nos diferentes contextos de atuação.
  • Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico­pedagógicas, na sua execução, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.
  • Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento e realização das atividades programadas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
  • Organizar refeições, bem como apoiar crianças e jovens durante o período de refeições.
  • Acompanhar e apoiar crianças e jovens nas atividades de higiene pessoal.
  • .Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem
  • como dos materiais utilizados.
  • Detetar e informar quem exerce as responsabilidades parentais, de eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e dos jovens.
  • Registar e reportar superiormente ocorrências.

Permite

• 9º ano
  • Dupla certificação (escolar e profissional)
  • Certificação profissional (formandos já com 9º ano completo)