Escola Secundária D. Pedro V

Sobre a escola

A Escola Secundária D. Pedro V fica situada na Estrada das Laranjeiras na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Foi inaugurada no ano letivo de 1969/1970, com uma população de 360 alunos e 60 professores, iniciando em Lisboa o modelo pedagógico de ensino misto. Dada a sua proximidade de Sete Rios e de S. Domingos de Benfica a sua área de influência foi sobretudo para os alunos desta zona da cidade.

A construção neste local deveu-se à doação de uma quinta ao ME e obedeceu à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.

A Escola foi intervencionada pelo Parque Escolar entre 2007e 2009. Estas obras alteraram a traça original da escola, mas mantiveram o funcionamento por pavilhões. Em 2012 agregou-se ao agrupamento de escolas Professor Delfim Santos, formando o AELaranjeiras.

Dos pavilhões que compõem a escola três destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (Pavilhão de Educação Física), outro a Serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto de socorrismo, gabinete do PESES, gabinete do SPO, vários gabinetes de trabalho, sala de coordenadores e diretores de turma, cozinha/refeitório, bar) e ainda outro, construído de raiz, onde se encontra instalada a bibliotecae centro de recursos, o Auditório Chaves Santos e a sala de estudo. No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.

Notícias da escola

Erasmus+ 02/28/2024
Exposição “Liberdade – Portugal, lugar de encontros” na UCCLA 02/22/2024

As turmas de Turismo de 11º. e 12º. anos, à imagem do ano anterior, estiveram em representação da Escola Sec. D. Pedro V, a pedido do Sr. Coordenador Cultural da UCCLA, Dr. Rui Lourido, nos eventos organizados pela instituição.
Os eventos decorreram a 31 de janeiro e a 08 de fevereiro, para a inauguração de uma exposição de fotografia com temática da liberdade, e a apresentação de livro com exposição de obras de arte, onde estiveram presentes o Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o Sr. Presidente da Assembleia da República, o Dr. Augusto Santos Silva, e membros da diplomacia de países lusófonos, aos nossos alunos coube a responsabilidade de acolherem os convidados, assim como o serviço de Welcome drink e o serviço de coffee break.

Ano Novo Chinês 02/02/2024

10ª edição do Inspiring Future na ESDPV – Tomar decisões mais conscientes e informadas! 01/26/2024
Alunos de 13 turmas do 12º Ano da ESDPV participaram na atividade Inspiring Future

No dia 18 de janeiro de 2024, alunos do 12º Ano do Ensino Científico-Humanístico e Profissional participaram em sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior. Nas sessões, foram informados sobre os cursos do Ensino Superior, as regras de acesso e a calendarização, o cálculo da média de acesso, os exames que podem usar como prova de ingresso, o acesso a bolsas de estudo…

Também participaram em workshops de desenvolvimento de competências aprendendo, por exemplo, como se devem preparar para uma entrevista de trabalho ou como elaborar um currículo, entre muitas outras informações importantes para a vida dos nossos jovens alunos!

Valeu a pena!!!

Património na Era Digital 01/24/2024

No passado dia 4 de janeiro, os alunos das turmas 8.º B, 10.º 3 e 10.º 13 IAA/TGPSI do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras visitaram a Universidade Sénior (UNANTI) para entregar postais de Natal, elaborados pelos alunos em diferentes suportes, e também para cantar canções de Natal.

Esta ação faz parte do trabalho do projeto dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), subordinado ao tema “Património na Era Digital” e subtema “Património Imaterial”.

A atividade teve um impacto muito positivo, tanto nos alunos como nos professores envolvidos, sendo um momento de partilha solidária e de confraternização intergeracional.

Os professores participantes, Cláudia Isidoro, Mónica Oliveira, Cristina Costa e Rui Oliveira, agradecem o acolhimento do Presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, e da Coordenadora Pedagógica da UNANTI, Emília Noronha.

Vídeo da Visita

Teatro – “Struwwelpeter” by Heinrich Hoffmann – Turma 12º13 12/10/2023

Produção: 12º13 Curso Profissional Intérprete/Ator/Atriz
Encenação – Gonçalo Barata
Duração do espectáculo: 30 minutos

Mais notícias…