Sobre a escola
A Escola Secundária D. Pedro V fica situada na Estrada das Laranjeiras na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Foi inaugurada no ano letivo de 1969/1970, com uma população de 360 alunos e 60 professores, iniciando em Lisboa o modelo pedagógico de ensino misto. Dada a sua proximidade de Sete Rios e de S. Domingos de Benfica a sua área de influência foi sobretudo para os alunos desta zona da cidade.
A construção neste local deveu-se à doação de uma quinta ao ME e obedeceu à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.
A Escola foi intervencionada pelo Parque Escolar entre 2007e 2009. Estas obras alteraram a traça original da escola, mas mantiveram o funcionamento por pavilhões. Em 2012 agregou-se ao agrupamento de escolas Professor Delfim Santos, formando o AELaranjeiras.
Dos pavilhões que compõem a escola três destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (Pavilhão de Educação Física), outro a Serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto de socorrismo, gabinete do PESES, gabinete do SPO, vários gabinetes de trabalho, sala de coordenadores e diretores de turma, cozinha/refeitório, bar) e ainda outro, construído de raiz, onde se encontra instalada a bibliotecae centro de recursos, o Auditório Chaves Santos e a sala de estudo. No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.
Notícias da escola

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 69/2024, de 3 de junho, determinou a realização de Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões (10.06.2024-10.06.26, “para homenagear e valorizar o seu legado”. Foi criada uma estrutura de missão, constituída por 6 elementos, da qual faz parte, Manuela Pargana Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, em representação do Ministro da Educação, Ciência e Inovação.
À Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) foi atribuído o papel agregador e ativo na promoção e coordenação das atividades comemorativas nas escolas do país. Neste sentido, a RBE delegou nas Bibliotecas Escolares e solicitou às escolas, através destas, que as celebrações fossem amplamente participadas e envolvessem toda a comunidade educativa. No Agrupamento das Laranjeiras, as Bibliotecas Escolares criaram uma equipa e, com o apoio de todos os docentes, preparou-se um plano de ação para responder ao desafio. Partilha-se o conjunto de atividades já realizadas e em curso, até ao final do ano letivo, que potenciarão “parcerias, internas ou externas, para enriquecer [est]as comemorações e garantir uma ampla participação”, nestas comemorações.
Decorreu a Semana de Comemoração dos 500 anos de Camões, no AEL. Houve um Concurso Kahoot sobre Camões com 3 vencedores: Parabéns ao Gonçalo Silva (1º), Tiago Alves (2º) e Iago Barbosa (3º), Teatro com a turma 10º 13 a representar adaptações em cenas de “Os Lusíadas”, recitação de sonetos e estâncias em várias línguas!






Tendo sido detetada a alteração do nome da Escola Delfim Santos no motor de busca Google, aparecendo uma designação pejorativa e ofensiva do bom nome da instituição e comentários difamatórios sobre os seus profissionais, comunica-se que já foi feita a respetiva queixa-crime junto da Polícia Judiciária e da Polícia de Segurança Pública para os devidos procedimentos visando responsabilizar os autores deste crime.
Mais, se reportou aos serviços da Google essa situação, solicitando a devida correção.
O Agrupamento de Escolas das Laranjeiras manifesta o mais vivo repúdio por este abuso por parte de quem, sem qualquer sentido ético, cívico e moral, procedeu de modo atentatório contra a escola e a sua comunidade.
De 06 de Março a 19 de Março de 2025 – Inscrição para a 1ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).
No passado dia 21, o 12º ano do Curso recebeu dois convidados: Amílcar Martins um encenador/professor de teatro muito acarinhado e conceituado no mundo artístico e Hugo Andrade actor/encenador da ilha da Madeira.
Assistiram e trabalharam na aula de VOZ com a turma e Gonçalo Barata…
Obrigado pela visita e que as sementes que trocámos floresçam nessa ilha maravilhosa (Hugo Andrade – Madeira) e com Amílcar Martins sigam pelo mundo, tal como ele faz.


Devido à greve de trabalhadores não docentes, a Escola Secundária D. Pedro V encontra-se sem atividades letivas.
O Diretor
28/02/2025
Estando decretada uma greve nacional da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para o próximo dia 28 de fevereiro de 2025, sexta-feira, o AEL não pode garantir antecipadamente o normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino e o atendimento nos Serviços Administrativos.
Neste contexto, poderá haver alterações no funcionamento dos estabelecimentos de ensino do AEL e no atendimento dos Serviços Administrativos.
No caso do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, não haverá serviço de CAF entre as 08h00 e as 08h55.
A entrada dos alunos far-se-á às 9h15 caso estejam reunidas as condições.
No dia indicado para a greve o AEL informará os Encarregados de Educação sobre o funcionamento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
O Diretor
24/02/2025