Escola Secundária D. Pedro V

Sobre a escola

A Escola Secundária D. Pedro V fica situada na Estrada das Laranjeiras na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Foi inaugurada no ano letivo de 1969/1970, com uma população de 360 alunos e 60 professores, iniciando em Lisboa o modelo pedagógico de ensino misto. Dada a sua proximidade de Sete Rios e de S. Domingos de Benfica a sua área de influência foi sobretudo para os alunos desta zona da cidade.

A construção neste local deveu-se à doação de uma quinta ao ME e obedeceu à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.

A Escola foi intervencionada pelo Parque Escolar entre 2007e 2009. Estas obras alteraram a traça original da escola, mas mantiveram o funcionamento por pavilhões. Em 2012 agregou-se ao agrupamento de escolas Professor Delfim Santos, formando o AELaranjeiras.

Dos pavilhões que compõem a escola três destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (Pavilhão de Educação Física), outro a Serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto de socorrismo, gabinete do PESES, gabinete do SPO, vários gabinetes de trabalho, sala de coordenadores e diretores de turma, cozinha/refeitório, bar) e ainda outro, construído de raiz, onde se encontra instalada a bibliotecae centro de recursos, o Auditório Chaves Santos e a sala de estudo. No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.

Notícias da escola

Concurso Interno para Professor Bibliotecário 07/17/2024

Aviso de Abertura

Concurso Interno para Professor Bibliotecário

Encontra-se aberto o concurso interno para recrutamento de dois (2) Professores Bibliotecários para exercer funções nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras.

Podem ser opositores ao concurso, docentes de carreira do Quadro do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras que disponham dos requisitos de formação e experiência previstos no art.º 5 da Portaria n.º 192- A/2015, de 29 de junho.

A candidatura é apresentada nos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento durante o horário de funcionamento dos mesmos, ou através de mail da direção até às 16.00h horas do dia 18 de Julho.

Os candidatos devem dirigir uma declaração ao Diretor, na qual manifestem a sua intenção de concorrer ao concurso interno para o desempenho da função de Professor Bibliotecário, acompanhada de documentos comprovativos dos elementos referidos no n.º 3 do artigo 11.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho.

A seleção dos candidatos será efetuada por um júri nomeado pelo Diretor, de acordo com o n.º 2 do artigo 8.º da Portaria 192-A/2015, de 29 junho, na escola sede do Agrupamento, até ao dia 19 de julho.

Os critérios de seleção e respetiva pontuação são os que constam na Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho.

A lista de classificação final será ordenada por ordem descendente da classificação obtida, em resultado da aplicação da fórmula prevista no n.º 2 e seguintes do artigo 11.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho.

Lisboa, 16 de Julho de 2024

O Diretor,

Devolução dos Manuais Escolares 2023/2024 07/16/2024

Alargamento do prazo de entrega de manuais até ao dia 19 de Julho

Informação da Escola Digital 07/08/2024

No âmbito da Escola Digital, nomeadamente no que concerne à regularização dos dados na plataforma da escola digital, relembramos a necessidade da atualização permanente da plataforma.

Este procedimento é de fundamental importância, uma vez que todas as decisões relacionadas com o Plano da Escola Digital, serão baseadas nos dados existentes na plataforma.

Bloqueio no acesso à Internet nos computadores da Escola Digital – Umbrella

Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.

Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.

De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.

Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.

A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.

Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.

2 – Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.

AFIXAÇÃO DE PAUTAS DE RESULTADOS 07/08/2024

As pautas com os resultados das:

  • Provas Finais do Ensino Básico;
  • Provas a Nível de Escola e Provas de Equivalência à Frequência dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico;
  • Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário;
  • Exames a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras equivalentes a Exames Finais Nacionais;
  • Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário;
  • Provas a Nível de Escola do Ensino Secundário,

São afixadas segundo o calendário:

1ª fase

  • 2º e 3º Ciclo (6º e 9º ano) – 08/07/2024
  • Ensino Secundário – 15/07/2024
  • 1º Ciclo (4º ano) – 17/07/2024

2ª fase

  • 1º e 2º Ciclo (4º e 6º ano) – 31/07/2024
  • 3º Ciclo (9º ano) – 02/08/2024
  • Ensino Secundário – 05/08/2024

PEDIDO DE CONSULTA DE PROVA(S)/EXAME(S)

Após a afixação das pautas, os encarregados de educação, ou o próprio aluno quando maior de 18 anos, podem fazer o pedido de consulta de prova, através do preenchimento do requerimento Modelo 09/JNE/2024

devidamente assinado, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação das respetivas classificações.

O requerimento, corretamente preenchido, deve ser entregue nos serviços administrativos da escola, acompanhado pelo pagamento de € 5,00.

No prazo máximo de 1 (um) dia após a receção do pedido de consulta, será facultada cópia da(s) prova(s) realizada(s).

PEDIDO DE REAPRECIAÇÃO DE PROVA(S)/EXAME(S)

Para efeitos do pedido de reapreciação da prova/exame, os encarregados de educação, ou o aluno, quando maior de 18 anos, preenche os modelos Modelo 11/JNE/2024 e Modelo 11-A/JNE/2024entrega-os nos serviços administrativos da escola nos 2 (dois) dias úteis seguintes à data em que recebe a cópia da prova, acompanhados do pagamento de € 25,00 por prova.

Matrícula/renovação de matrícula 2024/2025 06/25/2024

Prazos das matrículas para o ano letivo 2024/2025:

https://www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

Nível de Ensino / AnoMatrícula / Renovação
Educação pré-escolar e 1.º ano de escolaridade15 de abril a 15 de maio
6.º ao 9.º ano e 11.º ano22 de junho a 28 de junho
2.º ao 5.º ano6 de julho a 10 de julho
10.º e 12.º ano15 de julho a 20 de julho
Mais notícias…