Escola Secundária D. Pedro V

Avisos

  • As aulas de quarta-feira à tarde funcionam no período:
    • 13:25 – 14:10
    • 14:10 – 14:55
    • 15:00 – 15:45
    • 15:45 – 16:30
    • 16:45 – 17:30
    • 17:30 – 18:15

Sobre a escola

A Escola Secundária D. Pedro V fica situada na Estrada das Laranjeiras na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Foi inaugurada no ano letivo de 1969/1970, com uma população de 360 alunos e 60 professores, iniciando em Lisboa o modelo pedagógico de ensino misto. Dada a sua proximidade de Sete Rios e de S. Domingos de Benfica a sua área de influência foi sobretudo para os alunos desta zona da cidade.

A construção neste local deveu-se à doação de uma quinta ao ME e obedeceu à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.

A Escola foi intervencionada pelo Parque Escolar entre 2007e 2009. Estas obras alteraram a traça original da escola, mas mantiveram o funcionamento por pavilhões. Em 2012 agregou-se ao agrupamento de escolas Professor Delfim Santos, formando o AELaranjeiras.

Dos pavilhões que compõem a escola três destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (Pavilhão de Educação Física), outro a Serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto de socorrismo, gabinete do PESES, gabinete do SPO, vários gabinetes de trabalho, sala de coordenadores e diretores de turma, cozinha/refeitório, bar) e ainda outro, construído de raiz, onde se encontra instalada a bibliotecae centro de recursos, o Auditório Chaves Santos e a sala de estudo. No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.

Notícias da escola

Palestra – Como “construir” um percurso turístico (pedestre) em zona urbana 11/11/2019

Realiza-se no próximo dia 28 de novembro, às 10 horas, no Biblioteca da Escola Secundária D. Pedro V, a palestra “Como “construir” um percurso turístico (pedestre) em zona urbana” com o Carlos Bolacha, Ex-aluno da ES D. Pedro V em 1970/1971 e licenciado em sociologia pelo I.S.C.T.E.

Palestra – Violência no namoro 11/11/2019

Realiza-se no próximo dia 22 de novembro, às 10 horas, no Auditório Chaves Santos da Escola Secundária D. Pedro V, a palestra “Violência no namoro” com a presença de elementos da APAV.

Interrupção da atividade letiva para reuniões 10/17/2019

Caros Encarregados de Educação

A implantação da flexibilidade curricular e a necessidade de articulação e interdisciplinaridade que lhe estão inerentes, exigem um esforço suplementar a nível do trabalho em Conselho de Turma para uma correta e profícua gestão do currículo e dos projectos a desenvolver, de acordo com as aprendizagens essenciais e o perfil do aluno.

Em sequência, passado que está o início do ano e estando constituídos os docentes em Conselho de Turma, havendo também já um conhecimento sobre as características dos alunos e do seu percurso escolar, torna-se urgente a realização de reuniões intercalares onde a programação, gestão e articulação do currículo seja possível entre todas as disciplinas.

Em anos anteriores as reuniões intercalares prolongavam-se durante várias semanas, ao fim do dia, de modo pouco efectivo e com resultados práticos por vezes menos eficazes pela dispersão no tempo.

Assim, alicerçada na autonomia da escola e nas necessidades pedagógicas acima enunciadas, ouvido o Conselho Pedagógico que se pronunciou por unanimidade a favor da medida, foi decidido realizar as reuniões imprescindíveis ao projecto curricular em dois dias de trabalho intensivo, durante os quais serão interrompidas as atividades letivas:

  • Escola EB 2,3 Prof. Delfim Santos – dias 23 e 28 de Outubro
  • Escola Secundária D. Pedro V – dias 25 e 28 de Outubro

Certos da compreensão dos encarregados de educação e do pequeno esforço que é pedido às famílias nesses dias para alcançar um bem maior para a escola e para os alunos, pretendendo contribuir para o sucesso educativo de todos, apresento os melhores cumprimentos.

Decisão de Agrupamento, nos termos da Lei, aprovada em Conselho Pedagógico e Conselho Geral de Agrupamento.

Desporto e Formação: Profissões reguladas 10/12/2019

No próximo dia 16 de outubro, às 10 horas, no auditório Chaves Santos, teremos uma palestra do Professor José Rodrigues, Coordenador Principal em Ciências do Desporto – Pedagogia do Desporto da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (IPSantarém) e ex-aluno da Escola Secundária D. Pedro V.

Reunião de arranque do ensino noturno 09/20/2019

Convocam-se todos os alunos/formandos e professores/formadores para uma reunião geral, a realizar no dia 24 de setembro, pelas 19.00 horas, no auditório Chaves Santos da Escola Secundária D. Pedro V.

Mais notícias…