Curso Profissional Intérprete/Ator/Atriz

Pré-inscrição

Lidar com arte é, pela exigências a que apela, incentivar em si competências úteis a uma excelente preparação para a vida.
O trabalho da arte obriga a responder a situações nas quais a imponderabilidade, a incerteza, o desconhecido ou o arbitrário têm um papel determinante. A prática artística induz à aquisição de capacidades de gestão no caos – e do próprio caos – tanto mais importantes quanto o mundo atual, sujeito a constantes mudanças, se tornou na realidade imprevisível.
O performer/intérprete de teatro – ou cinema – pela natureza da sua profissão, tem de aprender a ser disciplinado, ter consciência da sua imagem, dominar a sua vontade, sendo senhor(a) de si mesmo(a), assumindo responsabilidades e possuindo sentido de missão, cooperar e trabalhar em equipa, cuidar enfim, da sua pessoa em todos os aspetos, a fim de poder emprestá-la às personagens que será chamado a criar.
O artista, pela importância social que assume como ícone e líder de opiniões, tem de gerir saberes científicos, socioculturais e técnicos que lhe permitam dar forma artística à sua expressão e estar à altura da sua originalidade, sabendo integrá-la na Tradição.

• O 9ºano de escolaridade completo;
  • Idade inferior a 20 anos.

Principais Atividades

• Criar emoções e transferi-las para personagens ou criaturas por si inventadas;
  • Dar voz a impulsos meramente pessoais tornando-os fonte de prazer estético coletivo;
  • Participar em equipas de criação artística, sabendo obedecer/seguir instruções, ao mesmo tempo que cria em si condições de plena liberdade criativa;
  • Manipular e gerir o seu corpo e emoções com vista à sua utilização social e estética condensada num objeto artístico;
  • Ser intérprete de ideais/emoções estéticas associadas ao Belo e Sublime.

Saídas Profissionais

• Ator/atriz de cinema/teatro/televisão/vídeo