Comunicado à Comunidade educativa do AEL

Como é do conhecimento público, o Governo da República decretou a suspensão das atividades dos alunos nas escolas de 16 de março a 13 de abril.

Assim, importa informar a comunidade educativa, especialmente os alunos e encarregados de educação, sobre as principais orientações a este respeito:

1 – A Direção do AEL faz um forte apelo ao cumprimento escrupuloso, por parte de todos, das regras de higiene e distanciamento social já previstas nas instruções da Direção-Geral de Saúde e demais autoridades públicas e no Plano de Contingência do agrupamento.

2 – Os dias previstos de suspensão de atividade escolar presencial não podem ser entendidos como tempo livre de obrigações, quer escolares, quer de contenção de contágio. Todos os alunos e suas famílias têm o dever de se abster de participar em iniciativas de carácter social que impliquem maiores riscos de contágio e evitar deslocações a locais que potenciem o contágio e a sua transmissão. Incluem-se nestas condições locais de diversão ou de consumo/lazer/cultura, como bares e discotecas, concertos, feiras e parques, centros comerciais, e toda a espécie de eventos que, pelo seu carácter público e de concentração de pessoas, possam contribuir para agravar o risco de disseminação do vírus responsável pela COVID-19.

3 – O AEL disponibiliza o endereço de correio eletrónico prevencao @ ael . edu . pt para onde os encarregados de educação e/ou os alunos quando maiores devem referenciar qualquer caso suspeito de contágio de alunos durante este período de suspensão de atividade letiva.

4 – O serviço de apoio de secretaria na escola EB 2,3 Delfim Santos estará encerrado e, na escola-sede, funcionará para atendimento presencial apenas para o serviço inadiável e urgente, nomeadamente inscrições para exame. No entanto, também para este caso, o Ministério da Educação informará brevemente as escolas sobre a possibilidade de inscrição sem deslocação às secretarias, informações essas que serão divulgadas a toda a comunidade. O pedido de outras informações ou de documentos (certificados, diplomas, etc) terá de ser feito para o endereço de correio eletrónico secretaria . funcionarios @ ael . edu . pt.

5 – Os docentes e os directores de turma farão chegar aos encarregados de educação/alunos, através de correio eletrónico ou outro meio digital, todas as informações e trabalhos a desenvolver em cada disciplina durante o período de suspensão das atividades letivas.

6 – A avaliação do 2.o período será realizada como normalmente, atendendo a que se respeita o princípio de avaliação contínua, sistemática e formativa das aprendizagens no decorrer do ano letivo.

As informações e recomendações agora veiculadas serão completadas à medida que novas orientações sejam dadas por parte do Ministério da Educação.

Lisboa, 13 de março de 2020

Amílcar Albuquerque Santos, Diretor