Esclarecimento sobre a retirada dos aparelhos micro-ondas

A propósito dos pedidos de esclarecimento que alguns encarregados de educação nos fizeram chegar, sobre a situação de retirada dos aparelhos micro-ondas do espaço de convívio dos alunos na Escola Secundária D. Pedro V, cumpre esclarecer que a medida agora tomada tem em conta as recomendações da DGEstE sobre a utilização destes aparelhos e, ainda, o reconhecimento pela escola, da experiência já adquirida em tempo anterior, da impossibilidade de garantir a devida higienização entre utilizações por parte dos alunos, situação ainda agravada pelas exigências extraordinárias de limpeza e desinfeção de espaços e instrumentos escolares no período em que vivemos.

Acresce a tudo isto, que o grande objetivo de educação alimentar, também referido nas recomendações da DGEstE e DGE, tendo em conta os normativos legais, passa pela utilização do refeitório escolar e do consumo dos alimentos confecionados na escola para almoço dos alunos. O serviço de refeições, sempre que existam pedidos justificados – refeições vegetarianas, alergias alimentares – providenciará o fornecimento de almoço respeitando estas situações, devendo os encarregados de educação entregar nos serviços administrativos o formulário de pedido que se encontra na página eletrónica do AEL, no separador “Documentos”.

Note-se que, em caso algum, a escola proibiu os alunos de trazerem refeições, podendo utilizar caixas térmicas que garantam a conservação da temperatura dos alimentos, embora instem os encarregados de educação para o consumo dos almoços confecionados na escola.