Projeto 25 de abril sempre

O projeto que aqui apresento, integrado no tema DAC do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras Património na Era digital” (Domínio de autonomia curricular) e da área da Cidadania, destina-se, em particular, aos alunos do Ensino Secundário e vem no seguimento das atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos que tenho efetuado nesta escola desde o ano letivo de 2018/19 designadamente o projeto “Auschwitz nunca mais”.

A temática deste projeto tem como âncora principal o conceito de LIBERDADE. No entanto, pretende ser um projeto transdisciplinar e flexível, sem estar circunscrito apenas à dimensão histórica, embora reconheça que tem uma forte matriz histórica. Tal facto justifica-se porque este ano celebramos os 50 anos da Revolução de Abril sendo um excelente pretexto para os alunos conhecerem diferentes dimensões de Portugal, antes e depois de 1974. Por outro lado, tendo em conta, que em 2024 teremos dois eventos políticos que merecem a atenção e participação cívica de todos, como é o caso das eleições legislativas de março e as eleições dos deputados ao Parlamento Europeu. Desta forma, é deveras importante despertar as consciências para que todos participem ativamente no processo democrático e o defendam.

Num tempo que se tem assistido, por todo o mundo, ao ressurgimento de movimentos com discursos nacionalistas e xenófobos, ao crescimento da corrupção, à desinformação, ao agudizarem-se os contrastes entre níveis de desenvolvimento, entre muitas outras questões, que nos devem preocupar enquanto cidadãos e educadores, este projeto foi pensado e estruturado para ir ao encontro de objetivos que sirvam interesses maiores e que contribuam para a problematização, reflexão e mobilização destes jovens que estão a terminar o ensino secundário, para a defesa e salvaguarda dos valores de abril que estão a ser atacados por pensamentos e ideais populistas. Por outro lado que reconheça que os níveis de progresso e desenvolvimento que Portugal hoje usufrui são devedores do pós 25 de abril e da sua integração no projeto Europeu.

Numa perspetiva intergeracional, com a participação e envolvimento de várias gerações -Alunos, Encarregados de Educação/ Pais, avós…- todos eles foram desafiados a envolverem-se na construção do projeto. Neste sentido, o mesmo foi delineado para ser desenvolvido num projeto DAC em articulação com as temáticas de Cidadania e Desenvolvimento e integrado no projeto vertical do agrupamento designado “Fala-me de revolução”.

A par de todos estes aspetos que apontei sumariamente é importante referir que este projeto permite o desenvolvimento de competências transversais tão importantes como a análise crítica, a capacidade de reflexão e de emitir opiniões, a pesquisa, a análise, a seleção, entre muitas outras que, como bem sabemos, constam do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Este projeto está em articulação direta com o projeto “Meio século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional” coordenado pela Equipa do Projeto Estudo Em Casa”.

O Professor Guilherme Cortesão Portela

Mural dos Trabalhos da turma 12º6 Projeto “25 de abril Sempre”