
Entre 13 e 16 de Março, 23 alunos da turmas do 12º 5ª, 6ª e 7ª, acompanhados pelas professoras Ângela Conceição, de História A, e Cristina Cruz, de Psicologia B, visitaram Cracóvia, cidade com locais fortemente marcados pela II Guerra mundial, plena de um riquíssimo legado arquitetónico onde são visíveis as características do Gótico, Renascimento, Barroco e da Art Nouveau e onde estudou o Papa João Paulo II. Para além do Campo de Concentração de Plaszow (arredores de Cracóvia, cenário do filme A Lista de Schindler) o momento marcante desta viagem foi a visita aos Campos de Concentração de Auschwitz e de Birkenau.
À semelhança da visita ao estrangeiro, à cidade de Praga, realizada o ano letivo anterior, os nossos alunos partilharam esta experiência com alunos do 9º ano da Escola Secundária Vergílio Ferreira (Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira) num ambiente profícuo de inter-Escolas/Agrupamentos e de diferentes níveis de escolaridade, promotor de um dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento – Educar para inclusão.
Num presente conturbado, em que cada vez mais os alunos vivem “dependentes” da desinformação transmitida pelas redes sociais, envoltos num mundo virtual, desinteressados do conhecimento transmitido na sala de aula, onde nem a mais evoluída IA consegue captar a sua atenção, torna-se imperativo o contacto com o real. A experiência vivenciada por estes alunos nos Campos de Concentração de Auschwitz e Birkenau (passados 80 anos da sua libertação) constituiu uma lição de valorização da memória histórica e de Cidadania e Desenvolvimento marcante para a formação autónoma de valores, numa perspetiva humanista de inclusão e respeito pelos direitos humanos.
Imprescindíveis para esta incursão na história e na memória, foram a autorização do Sr. Diretor Amílcar Santos, a colaboração da Direção do AEL, a dedicação dos professores organizadores e do guia que nos acompanhou e o muito importante apoio dos Encarregados de Educação dos alunos participantes, bem como dos próprios alunos.
Reciprocamente, dos Encarregados de Educação, de ambas as escolas, durante e após a viagem, ficou marcado o reconhecimento por, nas suas próprias palavras, “proporcionarem esta experiência inesquecível que irá ficar para sempre na memória dos nossos filhos” e “ser gratificante ver o entusiasmo dos alunos e perceber que estão a ter uma experiência enriquecedora, tanto a nível educativo como pessoal”.
Dos alunos, partilhamos também aqui as imagem e as reflexões, reveladoras de quanto e como este contacto com um período histórico da humanidade no qual se sofreram experiências de exclusão/segregação e de intoleráveis extremismos e extermínio, deixa uma marca na sua juventude e vida escolar que não esquecerão.





Testemunho de Simone Veil
“Mais tarde aconteceu-me ouvir: “isso faz pensar nos campos…” Nada pode fazer pensar nos campos. Esse horror absoluto não se assemelha a nada do que se possa ler nada do que se possa escrever.” Para nós hoje quando visitamos estes espaços que agora estão cuidados ser-nos-á difícil conceber a imagem que antes tinham. Lugares de tremendo sofrimento que não podem ser descritos, no entanto devem ser lembrados. A memória é a chave, a chave que permite que nada que se parece se repita.

Tocou-me bastante ver pessoas que pensavam que as suas vidas mudariam. Mal sabiam elas que estavam a marchar para a sua morte.


Diogo Fernandes (12º 5ª)

Montanhas de óculos sem donos,
restos de vidas interrompidas
Um testemunho silencioso
do horror do Holocausto
e do preço da intolerância.

Aqueles que foram mortos devido ao ódio alheio, têm o direito de ser relembrados e nunca esquecidos.
Todos são seres humanos!
Todos têm um nome!
Está na hora de deitarmos o ódio fora.


Caminhei no mesmo chão que vítimas e monstros, pude percorrer o bairro todo e deixei-o entrar no meu coração e marcar-me para sempre. Adorei ver como os grafitis devolve a vida a ruas atormentadas envolvendo-as de cores e entusiasmo. Cracóvia jamais será apenas História.


até as sombras
aprendem a gemer de fome
Mª Leonor Tete (12º 6ª)


A brutal ideologia por de trás do Holocausto!
Henrique Machado (12º 6ª)


viva a memória de quem se foi!”
Schmaiah Benje (12º 7ª)
“ Aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo”
Frantchesca Fojo (12º 5ª)


Rodrigo Barata (12º 5ª)

