Apreciação do Júri Amílcar Martins convidado para avaliar as PAP’s de Teatro 24/25

🌈 PARABÉNS AOS ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETE / ATOR / ATRIZ, da Escola Secundária D. Pedro V *, em Lisboa, Portugal 🇵🇹
Fiz parte, com muita alegria, do júri das Provas de Aptidão Profissional (PAPs) dos estudantes finalistas do curso referido. Foram duas jornadas intensas a “ouver”, a fruir e a refletir sobre as quatro peças de teatro representadas, todas elas, com uma grande qualidade de desempenho, pelos jovens atores e atrizes.
As encenações e as orientações pedagógica-didáticas dos quatro espetáculos, foram dos próprios professores especialistas de Teatro 🎭 daquela casa educativa, cultural e artística:
– Vítor Sesinando (com as peças “As Criadas”, de Jean Genet; e “O Dia Seguinte”, de Luíz Francisco Rebelo);
– Gonçalo Barata (com as peças “Quatro Gémeas”, de Copi; e de “Marcado pelo Tipex”, de António Onetti).
Além dos comentários, de reflexões e de alguns questionamentos que coloquei amiúde aos vários estudantes, ou mesmo no momento do epílogo na reflexão final, tive oportunidade para deixar um testemunho sobre a minha perceção e reflexão crítica de síntese sobre os trabalhos realizados, bem como sobre a atmosfera de relacionamento humano, artístico e criativo existente no Curso e na Escola.
Creio que se vive na instituição um ambiente comunitário exigente, mas simultaneamente distendido, muito bem estruturado e envolvente para o crescimento de todas e todos, incluindo os professores e os demais funcionários. O que é muito relevante, fecundo e válido, quer para o próprio processo formativo dos estudantes, quer para a aventura, tão exigente, sobre o processo e os resultados globais das vivências e aprendizagens ali obtidas.
Deixei assim, no “Livro de Honra do Curso”, o seguinte depoimento:
– Teatro 🎭 como vida inteira de aprendizagens, de descobertas, de fruições estéticas e artísticas.
– Aqui nesta Escola Secundária D. Pedro V, no seu Curso Profissional de Atores e Atrizes, acontecem vidas que se transformam.
– A Pedagogia Teatral e Artística em geral, está muito bem entregue, a um conjunto de professores-artistas que são hoje especialistas de alto nível, com consciência dos papéis que lhes cabem representar.
– Viva o Teatro 🎭 com o seu imenso potencial formativo com os nossos jovens, através da dinâmica problematizadora e progressiva centrada no “Eu” e no “Nós”, no “Universo” e na “Criação”.

  • Agradeço as interações fecundas desenvolvidas, em especial, aquando das reflexões finais avaliativas pelas seguintes colegas:
    – Mariana Portocarrero, Professora das Disciplinas Técnicas;
    – e Maria Adalgiza Dias, Coordenadora dos Cursos Profissionais da Escola Secundária D. Pedro V.