No âmbito da promoção do conhecimento científico e tecnológico, no dia 26 de fevereiro de 2026, os alunos do 1º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Escola Secundária D. Pedro V), realizaram uma visita de estudo guiada às exposições “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal” e “Cabos Submarinos”, no Museu das Comunicações, em Lisboa. A visita foi organizada pela docente Susana Cascais (grupo de informática, docente de AC), tendo os alunos sido acompanhados pela própria e pela diretora de turma, a docente Sofia Barroso (grupo de Informática, docente de PSI).
Esta possibilitou aprender sobre a evolução e o aperfeiçoamento das técnicas que permitiram ao Homem uma comunicação cada vez mais rápida e eficiente e compreender a importância das comunicações e telecomunicações na transformação do nosso quotidiano e no desenvolvimento económico e social da comunidade. Também permitiu aos alunos compreender o papel determinante de Portugal no desenvolvimento dos cabos submarinos e o seu lugar geoestratégico na comunicação global.
Os alunos cumpriram as regras e revelaram muito interesse, curiosidade e participação, permitindo que a visita decorresse bem, confirmando a adequação dos conteúdos das disciplinas envolvidas e motivando-os para o estudo das disciplinas tecnológicas. Saliente-se os conhecimentos, a explicação, a receção e a simpatia dos guias das exposições, assim como a beleza e o conforto do Museu.



