Escola Secundária D. Pedro V

Sobre a escola

A Escola Secundária D. Pedro V fica situada na Estrada das Laranjeiras na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Foi inaugurada no ano letivo de 1969/1970, com uma população de 360 alunos e 60 professores, iniciando em Lisboa o modelo pedagógico de ensino misto. Dada a sua proximidade de Sete Rios e de S. Domingos de Benfica a sua área de influência foi sobretudo para os alunos desta zona da cidade.

A construção neste local deveu-se à doação de uma quinta ao ME e obedeceu à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.

A Escola foi intervencionada pelo Parque Escolar entre 2007e 2009. Estas obras alteraram a traça original da escola, mas mantiveram o funcionamento por pavilhões. Em 2012 agregou-se ao agrupamento de escolas Professor Delfim Santos, formando o AELaranjeiras.

Dos pavilhões que compõem a escola três destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (Pavilhão de Educação Física), outro a Serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto de socorrismo, gabinete do PESES, gabinete do SPO, vários gabinetes de trabalho, sala de coordenadores e diretores de turma, cozinha/refeitório, bar) e ainda outro, construído de raiz, onde se encontra instalada a bibliotecae centro de recursos, o Auditório Chaves Santos e a sala de estudo. No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.

Notícias da escola

VISITA DE ESTUDO: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO 01/20/2026

No âmbito da promoção do conhecimento científico e tecnológico, no dia 15 de janeiro de 2026, os alunos do 1º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Escola Secundária D. Pedro V), realizaram uma visita de estudo ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), do Instituto Superior Técnico (IST). A visita foi organizada pela docente Susana Cascais (grupo de informática, docente de AC), tendo os alunos sido acompanhados pela própria e pela diretora de turma, a docente Sofia Barroso (grupo de Informática, docente de PSI).
A iniciativa permitiu o contacto direto com projetos inovadores nas áreas da energia e sustentabilidade aplicadas a embarcações, bem como com soluções avançadas de robótica e inteligência artificial, proporcionando uma experiência enriquecedora e alinhada com os desafios tecnológicos do futuro. Os alunos cumpriram as regras e revelaram interesse, curiosidade e participação, permitindo que a visita decorresse bem.

MINI ASSEMBLEIAS DA SAÚDE: A VOZ DOS JOVENS 01/07/2026

Divulga-se à Comunidade Educativa o texto que nos enviou a Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, a propósito da Miniassembleia da Saúde organizada pela Coordenadora do Curso Técnico – Profissional de Auxiliar de Saúde, Prof.ª Sheila Paulino e Alunos do Curso Técnico – Profissional de Auxiliar de Saúde na Escola Secundária D. Pedro V, com o apoio dos Professores e alunos do Curso Técnico – Profissional de Turismo e Operações Turísticas, integrando deste modo o AE Laranjeiras no projecto das Miniassembleias da Saúde promovido pela Sociedade Portuguesa de Literacia e Saúde.
A Direção do AEL agradece a disponibilidade da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, na pessoa da sua Presidente, pelo apoio e presença na Escola D. Pedro V, enriquecendo a dinâmica desenvolvida na nossa Miniassembleia da Saúde, bem como reconhece o trabalho dos Professores e Alunos que levaram por diante esta iniciativa de capital importância para os nossos jovens.

MINI ASSEMBLEIAS DA SAÚDE: A VOZ DOS JOVENS
Literacia em saúde digital, saúde mental e participação juvenil

Na Escola D. Pedro V fez-se história na PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA SUA SAÚDE. Agradeço profundamente a Prof Sheila Paulino a abertura para a organização da Miniassembleia da saúde e a sua participação neste livro digital com a chancela da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Agradeço ao Diretor da Escola D. Pedro V e aos professores envolvidos na Miniassembleia da Saúde, um grande trabalho conjunto que a todos orgulha.

Potenciar competências e a literacia em saúde dos jovens é o caminho certo e seguro para melhores resultados em saúde e para sociedades mais fortes e robustas nas soluções para a saúde e bem-estar de todos (Vaz de Almeida, 2026).

Resumo

As redes digitais assumem um papel central na vida dos jovens, influenciando profundamente a saúde mental, social e comportamental. A literatura científica tem vindo a demonstrar que o uso excessivo ou não regulado das redes sociais está associado a múltiplos riscos, mas também reconhece o potencial do digital enquanto espaço de intervenção em literacia em saúde. Este trabalho integra a evidência científica nacional, europeia e internacional com os resultados das Miniassembleias da Saúde promovidas pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS). Através de uma abordagem participativa baseada na Técnica de Grupo Nominal, um grupo de 150 jovens de cursos técnico profissionais das áreas da saúde, turismo e informática identificaram riscos associados às redes digitais e propuseram soluções concretas, muitas delas a implementar no próprio ambiente digital. Os resultados reforçam a importância de investir na escuta ativa dos jovens, nos seus contextos educativos, e de integrar a sua voz na construção de intervenções e políticas públicas em saúde e na sua saúde mental.

Com estima, os meus melhores cumprimentos
Cristina Vaz de Almeida

Doutora em Ciências da Comunicação – Literacia em Saúde
Presidente e Fundadora Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)
Diretora da Pós Graduação em Literacia em Saúde (ISPA)
Membro IHLA – International Health Literacy Association
Membro Fundador do Laboratório Português para os Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS)
Peer Reviewer – Portuguese Journal of Public Health

Investigadora do ISCSP – CAPP
BUMPER – Member of Advisory Board
Membro NCH – National Cancer Hub – Portugal
Membro do Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA)
Membro do Conselho Científico – Journal of Psychology and Neuroscience
Membro da RACS – Rede Académica de Ciências da Saúde
Coordenadora e autora o Manual de Literacia em Saúde a Prática (Editora PACTOR)
Consultora em projetos em literacia em saúde nacionais e internacionais
https://www.linkedin.com/in/cristinavazalmeida/
ORCID https://orcid.org/0000-0001-5191-1718
www.splsportugal.pt

Publica-se, em anexo, o livro digital (e-book) que integra o resultado da nossa assembleia.

Abertura do procedimento concursal prévio à eleição do(a) Diretor(a) do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras 01/07/2026

Torna-se público o procedimento concursal para recrutamento do(a) diretor(a) do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, aberto nos termos do Aviso nº 255/2026/2, publicado no Diário da República nº 3, IIª série, de 6/1/2026.
Os/As Interessado(a)s poderão apresentar a sua candidatura nos termos e prazo fixados no Regulamento eleitoral e conhecer os critérios de avaliação das candidaturas, conforme documentos em anexo que se divulgam para os devidos efeitos.

Análise ao espectáculo “Obrigado, Mãe Terra!” 12/28/2025

🌈 “OBRIGADO, MÃE TERRA!” FOI O MELHOR ESPETÁCULO A QUE ASSISTI EM 2025, E TEVE LUGAR NA ESCOLA SECUNDÁRIA D. PEDRO V, EM LISBOA, PORTUGAL 🇵🇹

Fabuloso trabalho teatral 🎭 magnífico, esse que ilumina a esperança e intensifica de forma ainda mais ativa as nossas escolas portuguesas. O espetáculo encenado por Gonçalo Barata, representa uma incrível inspiração formativa, estética e artística, provocada pelos indígenas americanos e canadianos que habitam em seis nações.
O inesperado espetáculo germina através de um livro-semente lindíssimo chamado de “OBRIGADO, MÃE TERRA!”, editado em português na cidade de Barcelona por uma jovem portuguesa arquiteta, Inês Castel-Branco, que se dedica à produção de livros maravilhosos, através da sua editora AKIARA.

Há um ano atrás oferendei um exemplar do livro ao querido amigo Gonçalo Barata e aos seus seus talentosos estudantes de Teatro 🎭 os quais acompanho ao longo da sua formação de atrizes e atores na Escola Secundária D. Pedro V, aqui em Lisboa.

Todavia, há pouco mais de um mês, o Gonçalo envia-me um convite para eu estar presente no espetáculo que teria lugar no dia 12 de dezembro, exatamente no mesmo dia em que há um ano atrás lhe tinha oferendado aquele livro que marca todos nós.
Imediatamente registei na minha agenda o dia 12 de dezembro, confesso que vivendo a espera com um certo frenesim de uma forte curiosidade. E lá fui eu assistir ao espetáculo com a casa cheia, no dia 12 de dezembro. Repeti o meu lugar de público também do último espetáculo realizado no dia 18 de dezembro.
Simplesmente assisti atónito de alegria e mobilizando naturalmente uma forte dimensão estética provocada pelo melhor espetáculo a que assisti no ano de 2025.

O ritmo é intenso, belo, fabuloso, criativo, envolvente do princípio ao fim.
O espetáculo desdobra-se em múltiplas soluções cénicas, a começar pela viagem interna de locomoção dos atores e atrizes levando o público a essas explorações em áreas diversas da escola.

Trata-se de um hino ao nosso encontro, mediado pelos artistas fazedores do espetáculo, permitindo-nos respirar dentro de nós os indígenas Haudenosaunee (ou Confederação das Seis Nações Iroquesas), e tudo o que se conta e evoca no espetáculo, representa um maravilhoso ritual teatral, mobilizando dentro de nós, público, o sentimento de uma poderosa gratidão, sentida, exaltada, prenha de amorosidade para com o planeta, a nossa casa comum.

“OBRIGADO, MÃE TERRA!”, sublinha em cada movimento dos jovens artistas, tão plenos de uma fisicalidade exigente, num imenso fluxo nascente de beleza e de encantamento a potência do Teatro 🎭

Gratidão, pois, às atrizes e atores, dirigidos pelo encenador e arte-educador de extraordinário talento que é o Gonçalo Barata, que me oferendaram com o melhor espetáculo que presenciei em 2025.

“OBRIGADO, MÃE TERRA!”

Amílcar Martins

Teatro: Obrigado, Mãe Terra! 12/28/2025

No dia 12 de Dezembro e 18 de Dezembro a produção esteve em cena com casa cheia.
Do Desafio lançado por Amílcar Martins, até à aceitação da parceria por parte da Akiara Books (Barcelona), na pessoa de Inês Castel-Branco tudo correu pelo melhor…
O mês de trabalho deu frutos!
A Produção foi do 12º13 do Curso Intérprete/Ator/Atriz e da Akiara Books (Barcelona).
A encenação de Gonçalo Barata

“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Joana Belladi©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Inês Campino©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Inês Mendes©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto São Ludovino©
“Obrigado, Mãe Terra!” – grafismo Manuela Lino©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Sandra Neves©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Maria José Jacinto©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto São Ludovino©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Maria José Jacinto©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Maria José Jacinto©
“Obrigado, Mãe Terra!” – foto Maria José Jacinto©
Christmas Carols 12/22/2025

No dia 10/12 realizou-se a 3ª edição da atividade Christmas Carols – from student to student. Mais uma vez um momento muito especial de partilha entre os alunos e professores do Agrupamento. Os alunos do 7 °ano da EB 2,3 Prof. Delfim Santos ouviram canções em inglês preparadas com muito espírito natalício pelos colegas do ensino secundário da ES D.Pedro V. Um momento organizado pelo grupo disciplinar de Inglês com coordenação das professoras Esperança Duarte e Cláudia Isidoro.

Mais notícias…